Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 1 de setembro de 2024

PIRRARCTIA ISABELLA - (J.E.Smith, 1797)


. Características: Também conhecida por " borboleta-tigre Isabella" esta borboleta noturna pertence á família Erebidae. É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças entre macho e fêmea. Assim o macho possui as asas anteriores de cor amarelo alaranjado salpicadas por algumas pintas pretas que podem variar na quantidade de indivíduo para indivíduo. As asas posteriores são mais pálidas igualmente com pintas pretas. A fêmea distingue-se do macho por ser mais pálida sendo que as suas asas posteriores exibem um tom pastel de cor rosado. Os seu abdómen possui uma fileira de marcas pretas na zona central e lateral. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5,5 cm de comprimento sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho. 


. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas mistas, prados húmidos e zonas ribeirinhas. Está distribuída pelos Estados Unidos e sul do Canadá.

. Período de voo: Voa de Maio a Setembro numa ou duas gerações anuais.













. Alimentação: A lagarta é peluda coberta por pelos ou cerdas de cor castanho-avermelhado na zona central do corpo e pelos pretos nos primeiros e últimos segmentos do corpo. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de uma grande variedade de plantas entre as quais; Aster, Taraxacum, Helianthus da família (Asteraceae), Rubus (Rosaceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda juntamente com os pelos ou cerdas do seu corpo entre as folhas da planta hospedeira no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.









. Observação importante: Hiberna no estado de lagarta ou pupa.




Sem comentários:

Enviar um comentário