Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 8 de setembro de 2024

BRINTESIA CIRCE - (Fabricius, 1775)


. Características: A Brintesia circe é uma borboleta que pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são castanho escuras atravessadas por uma larga faixa de manchas brancas e um pequeno ocelo escuro com pupila branca, na zona apical das asas anteriores. A face inferior exibe uma camuflagem excelente que a torna quase invisível quando está pousada, com um padrão jaspeado em tons de cinza acastanhado e duas faixas brancas irregulares contornadas a negro. Na zona apical das asas anteriores possui igualmente um ocelo negro de núcleo branco. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 6,5 e os 8 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.


. Habitat: Pode ser encontrada em ambientes secos como encostas rochosas, pastagens que margeiam as orlas de florestas e clareiras, até aos 1600 metros de altitude. Está distribuída pela Europa Central e Meridional e Ásia Menor.

. Período de voo: Voa de Junho a fins de Setembro, numa geração.












. Alimentação: A lagarta é bege com várias linhas longitudinais castanhas ao longo do corpo, sendo que na zona dorsal e na zona lateral possui faixas mais largas. Alimenta-se de plantas da família (Poaceae) entre elas estão; Anthoxanthum, Bromus, Festuca e Sesleria. Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em crisálida no solo junto aos caules da planta hospedeira.









. Observação importante: Quando pousa raramente mantem as asas abertas. Tem por hábito pousar nos troncos das árvores ou no chão de asas fechadas, ficando quase invisível devido á excelente camuflagem da face inferior das suas asas. Além de se alimentar do néctar das flores também se alimenta da seiva das árvores e de frutos em decomposição. É a única espécie do género (Brintesia).





Sem comentários:

Enviar um comentário