. Características: A Gastropacha quercifolia é uma borboleta noturna que pertence á família Lasiocampidae. É uma borboleta muito peculiar devido á sua forma e padrão de cor, e tal como a lagarta torna-se quase invisível quando está pousada, assemelhando-se a uma folha seca. Assim as suas asas são de tons castanho alaranjado com um brilho arroxeado e atravessadas por duas ou três linhas quebradas escuras, que atravessam ambas asas. As margens das asas são dentadas e os palpos labiais são muito desenvolvidos e proeminentes. A fêmea é um pouco mais clara e a sua envergadura varia entre os 5 e os 9 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.
. Habitat: Habita em zonas florestais húmidas ricas em bosques, margens de florestas, pântanos e pastagens arbustivas com sebes. Está distribuída pela Europa, Ásia temperada, até ao Japão.
. Período de voo: Voa desde Junho a Agosto numa geração.
. Alimentação: A lagarta é de tons acastanhados ou acinzentados com duas fileiras de manchas esbranquiçadas e pequenos pontos castanho alaranjados ou castanho avermelhados ao longo da zona dorsal, que termina numa pequena protuberância no penúltimo segmento do corpo. O seu corpo também é revestido por pequenos e finos pelos ou cerdas, que são mais proeminentes na zona lateral do corpo. O seu padrão de cor dá-lhe uma camuflagem eficaz tornando-se quase invisível na planta hospedeira. Alimenta-se de várias espécies de árvores e arbustos entre os quais; Crataegus da família (Rosaceae), Prunus spinosa (Rosaceae), Malus (Rosaceae), salgueiro (Salicaceae) e carvalho (Fagáceas). Na fase da metamorfose a lagarta constrói um denso casulo de seda entre as folhas da planta hospedeira, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o adulto.
. Observação importante: Encontra-se ameaçada e em declínio devido á perda de habitat. A lagarta hiberna, fixa entre os galhos e troncos da planta hospedeira. Existem cinco espécies do género Gastropacha.
Sem comentários:
Enviar um comentário