Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 29 de setembro de 2024

EUNICA MONIMA - (Stoll, 1872)


. Características: A Eunica monima é uma borboleta diurna que pertence á família Nymphalidae. As suas asas são de cor castanho fusco como tom de fundo, com pequenas manchas brancas na zona apical das asas anteriores e um brilho azul cobalto iridescente. A face inferior apresenta um padrão discreto de tons acastanhados com um brilho azulado e linhas escuras com três pequenos ocelos, um deles duplo. A fêmea é castanha e distingue-se do macho por não apresentar a tonalidade azul iridescente na superfície das asas. A sua envergadura média é cerca de 4 a 5,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas subtropicais húmidas. Tem por hábito pousar nos troncos das árvores e em poças de lama para sugar os sais mineralizados aí existentes. Está distribuída pelo Sul dos Estados Unidos, América Central e Ilhas do Caribe.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.










. Alimentação: As lagartas são cor de mostarda com pequenos pontos pretos. São gregárias e vivem em grandes grupos, tornando-se solitárias á medida que se aproxima a fase da metamorfose em crisálida. Alimentam-se de Bursera simaruba da família (Burseraceae), Zanthoxylum pentamon (Rutaceae), Bursera (Burseraceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida. 









. Observação importante: O adulto alimenta-se do néctar de flores, frutos em fermentação, seiva das árvores e excrementos de animais. Existem cerca de 40 espécies do género Eunica.




Sem comentários:

Enviar um comentário