Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de outubro de 2024

SPIALIA SERTORIUS - (Hoffmannsegg, 1804)


. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-axadrezada" esta pequena borboleta pertence á família Hesperiidae. A face superior das suas asas são castanho escuro pontilhadas por pequenas manchas brancas, sendo as extremidades contornadas a branco. A face inferior das asas é castanho avermelhado com manchas brancas no caso do machos. As fêmeas são idênticas aos machos no entanto, distinguem-se destes, por não apresentar a tonalidade avermelhada na parte inferior das asas. A sua envergadura varia entre os 2,4 e os 2,7 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em encostas rochosas e secas, pedreiras, pradarias secas, orlas de florestas. Está distribuída pela Europa e Norte de África.

. Período de voo: Voa de Maio a Setembro em duas gerações. A segunda geração é parcial, ficando no estando de lagarta que irá hibernar até á primavera seguinte.










. Alimentação: A lagarta é negra com uma faixa de manchas amarelas ao longo da zona lateral dorsal, e o seu corpo é revestido por finos e curtos pelos brancos ou cerdas. Alimenta-se de plantas da família (Rosaceae) entre elas estão; Sanguisorba minor da família, Potentilla e Rubus. Na fase da metamorfose a lagarta tece um tapete de seda entre as folhas da planta hospedeira, onde se fixa para se transformar em pupa.









. Observação importante: Existem cerca de 28 espécies do género Spialia.





Sem comentários:

Enviar um comentário