. Características: Vulgarmente conhecida por "Fritilária-mediterrânica" esta bonita borboleta diurna pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas é de cor laranja vivo no caso dos machos, com pequenas marcas e pintas pretas, sendo as extremidades contornadas a negro. As fêmeas são bastantes variáveis no seu padrão de cor, podendo apresentar tons laranja como os machos, ou tons mais pálidos e acastanhados. A face inferior é branca nas asas posteriores com marcas e pintas negras, e apresenta duas faixas laranja irregulares contornadas a negro. O seu abdómen é castanho com marcas alaranjadas entre os segmentos. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 5 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.
. Habitat: Habita encostas rochosas, margens de florestas, pradarias, campos, parques e jardins. Está distribuída pela Europa Central, Ásia temperada e Norte de África.
. Período de voo: Voa de Maio a inícios de Setembro, numa ou duas gerações, dependendo da sua área de distribuição geográfica.
. Alimentação: A lagarta é branca manchada de negro e possui o corpo coberto por espinhos ramificados de cor laranja. Alimenta-se de espécies de Plantago, Veronica, Digitalis da família (Plantaginaceae) e Centaurea e Artemisia da família Asteraceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou rocha, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: As fêmeas são bastantes variáveis no seu padrão de cor, podendo apresentar tons laranja como os machos, ou mais pálidos e acastanhados. Hiberna no estado de lagarta. Existem cerca de 89 espécies do género Melitaea.
Sem comentários:
Enviar um comentário