. Características: Também conhecida vulgarmente por borboleta "flash escarlate", esta pequena borboleta pertence á família Licaenidae. É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas no padrão ou na cor entre macho e fêmea. Assim o macho possui a face superior das suas asas de cor castanho escuro, com uma grande mancha ou faixa central escarlate, tanto nas asas anteriores como nas posteriores. As asas posteriores terminam com um fino par de caudas. A face inferior é castanho claro pálido, com uma linha que atravessa ambas as asas de cor castanho amarelada contornada a branco. Nas extremidades das asas posteriores e junto á cauda, exibe um pequeno ocelo preto contornado a branco. A fêmea por sua vez difere do macho por ser totalmente castanha na face superior das suas asas, sendo que a face inferior é idêntica ao macho. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser observada em clareiras e margens de florestas, onde fazem voos rápidos por entre a folhagem das árvores e arbustos, ou alimentando-se do néctar das flores. Está distribuída pelo Sudeste Asiático desde o norte da Índia, Mianmar, Assam, Bengala, Malásia, Cingapura, Sumatra, Bornéu, Nias e Filipinas.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é de tons variegados entre o castanho claro manchado de castanho-escuro, com reflexos violáceos, e possui uma faixa dorsal amarelo esverdeada. O seu corpo é coberto por pequenas cerdas ou pelos castanho escuro. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Bridelia tomentosa da família (Phyllanthaceae), Prunus polystachya (Rosaceae), Trema tomentosa (Ulmaceae), Mallotus paniculatus (Euphorbiaceae), Ixora sp. (Rubiaceae), Syzygium sp. (Myrtaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um tapete em seda, onde se fixa com um fio de seda á sua volta a uma folha ou ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem cerca de vinte espécies do género Rapala.
Muito bonitas.👍😘😘
ResponderEliminar