Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

ENTOMOLOGIA


. Entomologia é a área da Zoologia que estuda os insectos. A palavra entomologia é originária do grego, onde a palavra «entomon» significa insecto e «logos» corresponde a estudo. A
 entomologia é responsável pelo estudo das características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insectos. Estuda também as relações dos insectos com outros seres, entre eles o ser humano. É uma área de estudo muito importante, pois desenvolve conhecimentos usados por exemplo, na agricultura e saúde humana.
O profissional que estuda ou investiga entomologia é conhecido como entomólogo. Ele estuda a biologia, morfologia dos insectos, fisiologia, bioquímica, normas de classificação e o estudo daqueles factores que determinam as mudanças na sua população. Para exercer esta profissão é preciso fazer faculdade de biologia e especializar-se em entomologia.



- PRINCIPAIS ÁREAS DA ENTOMOLOGIA -

. Apiologia e Meliologia (Abelhas)
. Coleopterologia (Escaravelhos e Besouros)
. Heteropterologia (Percevejos e Barbeiros)
. Lepidopterologia (Borboletas e Mariposas)
. Mirmecologia (Formigas)
. Ortopterologia (Gafanhotos e Grilos)
. Dipterologia (Moscas, Mosquitos e Pernilongos)


. Actualmente a entomologia está especializada e envolve áreas como: Ecologia, Taxonomia, Sistemática, Resistência de plantas a insectos, Controle Biológico, Controle químico, Tóxicologia, Apicultura, Comportamento, Entomologia Florestal, Métodos alternativos de controle, Entomologia Médica e Veterinária, Entomologia Forense, Urbana e Económica.



- HISTÓRICO -

. O conhecimento que o homem tem sobre os insectos é bastante antigo. Ao longo da história os nossos antepassados foram registando os seus conhecimentos sobre os insectos através de pinturas e esculturas, como por exemplo, nos monumentos do antigo Egipto. Entre eles destacavam-se as abelhas e os escaravelhos. Além destes, os gafanhotos são citados no Antigo Testamento como a décima praga que atingiu o Egipto durante a escravidão dos Hebreus. Porém como ciência a entomologia só ganhou impulso com Aristóteles (384-322 A.C), que escreveu o resume mais fiel sobre os insectos daquela época.
Depois de Aristóteles, vieram os romanos, cuja principal preocupação eram as guerras e não a ciência. Após a queda do Império Romano a Inquisição da Idade Média tratou de obscurecer de vez os conhecimentos científicos, e assim foi até á Renascença, período da história da humanidade, caracterizado pela renovação científica, artística e literária, realizada nos séculos XV e XVI.
A lista de pesquisadores importantes que contribuíram para a entomologia ao longo da história é extensa, mas dentre os nomes encontram-se Charles Darwin, Vladimir Nabokov, Karl Ritter von Frisch (que ganhou o Prémio Nobel em 1973), entre outros.


- INSECTOS E SUAS UTILIDADES PARA O SER HUMANO -

. Produtos úteis dos insectos:

. São produtos originados de uma produção directa como a cera, seda, laca, mel e muitos outros.

. Polinização

. Muitas plantas dependem dos insectos para se reproduzirem. Este tipo de polinização é conhecido como entomofilia, sendo que os principais polinizadores são os Himenópteros do grupo Apoidea, conhecidos genericamente por abelhas. Além deles existem outros insectos como moscas, borboletas e alguns besouros.

. Outros produtos

. Insectos como alimento: muitos animais tem nos insectos uma importante fonte de alimento, não excluindo o homem, que em alguns lugares como nas florestas, mata a sua fome consumindo insectos.

. Controle de plantas: o controle que os insectos exercem sobre as plantas é muito grande. Certas plantas certamente iriam competir e dominar determinados ambientes se não fosse a acção de uma série de insectos que controlam o crescimento destes vegetais muitas vezes sem que o homem perceba.

. Insectos como degradadores: vários insectos auxiliam a degradação de plantas e animais, limpando assim o solo.

. Insectos e o seu valor estético: as borboletas certamente são os insectos mais apreciados pelo homem. Despertando a imaginação de vários artistas, que criam pinturas, poemas, fábulas e músicas utilizando os insectos como enredo.










Sem comentários:

Enviar um comentário