Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 27 de outubro de 2024

ÁPPIAS ALBINA - (Boisduval, 1836)


. Características: Conhecida vulgarmente por "albatroz comum" esta borboleta diurna pertence á família Pieridae. É uma espécie que apresenta dimorfismo entre os dois géneros, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas brancas com uma fina faixa preta que contorna a margem das asas anteriores, que são mais pontiagudas que as da fêmea. A face inferior das asas anteriores são brancas com a zona apical de cor creme ou amarelo pálido, sendo as posteriores igualmente amarelo pálido. A fêmea é igualmente branca na face superior, mas distingue-se do macho por apresentar uma faixa preta irregular mais larga com pequenas manchas brancas nas extremidades das asas anteriores. As margens das asas posteriores são igualmente contornadas por marcas negras. A face inferior das asas é igualmente branca com uma faixa negra irregular oblíqua nas asas anteriores. É também de salientar que a coloração da face inferior das asas pode variar para tons mais amarelos mediante a estação do ano. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas, prados, margens de rios e riachos. Os machos têm por hábito pousar em charcos e solo húmido para sugar os sais minerais aí existentes. Está distribuída pelo Sul e Sudeste da Ásia, estendendo-se até á Austrália.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.












. Alimentação: A lagarta é verde pontilhada por fileiras de pontos pretos ao logo do corpo. Alimenta-se de plantas da família (Cleomaceae) entre elas estão; cleome rutidosperma e cleome religiosa. Também de plantas da família (Putranjivaceae) como Drypetes roxburghii. E da família (Capparaceae) como Crateva religiosa. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira, para se transformar em crisálida e onde posteriormente irá emergir o adulto.









. Observação importante: O seu padrão de cor pode variar entre a estação seca e a estação chuvosa. Existem cerca de 45 espécies do género Áppias.




Sem comentários:

Enviar um comentário