. Características: A Zeltus amassa é uma pequena borboleta diurna que pertence á família (Licaenidae). É uma espécie que apresenta dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui a face superior das suas asas de cor azul pálido acinzentado, sendo que a metade da asa anterior até ao ápice é enegrecida. As asas posteriores são azul pálido acinzentado e terminam em duas longas e elegantes caudas. A face inferior é castanho claro ou ocre nas asas anteriores, com linhas tracejadas escuras que se prolongam até ás asas posteriores, que são branco acinzentadas com dois pequenos ocelos negros nas extremidades. A fêmea ao contrário do macho é castanha na face superior, com um ou dois ocelos negros nas extremidades das asas posteriores que terminam em duas longas caudas brancas. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em margens de florestas húmidas e montanhosas, bem como próximo de cursos de água, onde os machos costumam pousar para absorverem os sais minerais aí existentes. Está distribuída pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período: Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde e alimente-se de Clerodendrum laevifolium, Clerodendrum cyrtophyllum da família (Lamiaceae), e Pterospermum diversifolium da família (Malvaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta e fixa-se a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Esta espécie é monotípica, ou seja, é a única espécie do seu género.
Sem comentários:
Enviar um comentário