Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de setembro de 2024

ARCHEARIS PARTHENIAS - (Linnaeus, 1761)


. Características: A Archiearis parthenias é uma pequena borboleta noturna que pertence á família Geometridae. As suas asas anteriores exibem um padrão variegado, em tons de castanho acinzentado com linhas transversais quebradas de cor negra e duas pequenas manchas esbranquiçadas na margem costal, no caso do macho. As asas posteriores são de cor laranja contornadas a negro e apresentam uma faixa central escura irregular que se estende até á margem interna das asas. A fêmea distingue-se do macho por não exibir as duas pequenas manchas esbranquiçadas nas asas anteriores que são um pouco mais escuras. A sua envergadura varia entre os 3 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: Os adultos são ativos durante os dias ensolarados e gostam de descansar em trilhos e outros pontos húmidos no chão, onde geralmente se destacam apenas quando são perturbados e voam para longe. Podem ser encontrados em florestas ricas em bétulas, como florestas de charnecas, bosques arenosos, florestas mistas, florestas ribeirinhas e parques. Está distribuída pela Europa, Rússia até ao Japão.

. Período de voo: Além de pertencer ao grupo das borboletas noturnas, esta espécie também voa durante o dia. Voa desde fins de Fevereiro até Maio, em uma geração.











. Alimentação: A lagarta é verde com linhas longitudinais brancas sobre o corpo. Á medida que se aproxima a fase da metamorfose vai-se tornando mais escura. A lagarta alimenta-se dos amentilhos ou inflorescências de Bétulas (Betulacea), passando depois para as folhas. Entre elas estão a Betula pendula e a Betula pubescens. Na fase da metamorfose a lagarta procura um local adequado para se transformar em pupa, normalmente debaixo de folhas caídas, em fendas de casca de árvores ou em buracos de troncos caídos e apodrecidos.











. Observação importante: É ativa durante o dia. A pupa hiberna. Existem cinco espécies do género Archiearis.





Sem comentários:

Enviar um comentário