. Características: Conhecida vulgarmente por "Borboleta-tigre da Virgínia" esta borboleta noturna pertence á família Erebidae. As suas asas são brancas salpicadas por pequenas pintas pretas que podem variar na quantidade tanto nas asas anteriores como nas posteriores. O seu abdómen é igualmente branco com pequenas marcas negras entre os segmentos e marcas amarelas na zona lateral. O macho diferencia-se da fêmea por possuir antenas pectinadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 5,2 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em florestas e bosques mistos, prados húmidos e zonas ribeirinhas, estendendo-se a áreas agrícolas e suburbanas. Está distribuída pela América do Norte estendendo-se até ao México na América Central.
. Período de voo: Voa de fins de Maio até Setembro, em uma ou duas gerações anuais.
. Alimentação: A lagarta é densamente cobertas por pelos ou cerdas e a sua cor pode variar bastante. Podendo ser branca ou amarelada ou castanho avermelhada. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de uma grande variedade de plantas entre as quais; Chenopodium da família (Amaranthaceae), Taraxacum officinale (Asteraceae), Melilotus alba (Fabaceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo de seda com os pelos do seu corpo entre as folhas da planta hospedeira, no interior do qual se irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o adulto.
. Observação importante: Existem cerca de setenta e três espécies do género Spilosoma. A pupa hiberna na segunda geração.
Sem comentários:
Enviar um comentário