. Características: A Lythria cruentaria é uma pequena borboleta que pertence á família (Geometridae). As suas asas anteriores são amarelas esverdeadas ou amarelas acastanhadas com duas faixas transversais de cor rosa escuro que podem variar de largura e de tonalidade mediante o indivíduo. As asas posteriores são de cor amarelo-torrado. Todas as asas são contornadas nas extremidades a rosa. O macho distingue-se da fêmea pelas suas antenas plumosas, enquanto a fêmea possui antenas filiformes e coloração mais escura das asas anteriores. A sua envergadura varia entre os 2,3 e os 2,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em locais pobres em nutrientes e de vegetação rasteira, como pastagens arenosas, bermas de caminhos e aterros. Está distribuída por toda a Europa.
. Período de voo: Além de pertencer ao grupo das borboletas noturnas, esta tem atividade diurna. Voa desde finais de Abril até Setembro em duas ou três gerações.
. Alimentação: A lagarta é castanha clara na zona dorsal e possui uma faixa castanho escura de cada lado da zona lateral que divide a face inferior do seu corpo que é de cor creme esverdeado. Alimenta-se principalmente de Rumex acetosella e Rumex acetosa da família (Polygonaceae). Na fase da metamorfose a lagarta faz a pupação no solo por entre a vegetação.
. Observação importante: A pupa hiberna. Esta espécie está ameaçada em muitas regiões porque muitas das pastagens arenosas desapareceram devido á agricultura intensiva e á construção de infraestruturas.
Sem comentários:
Enviar um comentário