Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de março de 2024

LYTHRIA CRUENTARIA - (Hufnagel, 1767)


. Características: A Lythria cruentaria é uma pequena borboleta que pertence á família (Geometridae). As suas asas anteriores são amarelas esverdeadas ou amarelas acastanhadas com duas faixas transversais de cor rosa escuro que podem variar de largura e de tonalidade mediante o indivíduo. As asas posteriores são de cor amarelo-torrado. Todas as asas são contornadas nas extremidades a rosa. O macho distingue-se da fêmea pelas suas antenas plumosas, enquanto a fêmea possui antenas filiformes e coloração mais escura das asas anteriores. A sua envergadura varia entre os 2,3 e os 2,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita em locais pobres em nutrientes e de vegetação rasteira, como pastagens arenosas, bermas de caminhos e aterros. Está distribuída por toda a Europa.

. Período de voo: Além de pertencer ao grupo das borboletas noturnas, esta tem atividade diurna. Voa desde finais de Abril até Setembro em duas ou três gerações.












. Alimentação: A lagarta é castanha clara na zona dorsal e possui uma faixa castanho escura de cada lado da zona lateral que divide a face inferior do seu corpo que é de cor creme esverdeado. Alimenta-se principalmente de Rumex acetosella e Rumex acetosa da família (Polygonaceae). Na fase da metamorfose a lagarta faz a pupação no solo por entre a vegetação.










. Observação importante: A pupa hiberna. Esta espécie está ameaçada em muitas regiões porque muitas das pastagens arenosas desapareceram devido á agricultura intensiva e á construção de infraestruturas. 





Sem comentários:

Enviar um comentário