Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 24 de março de 2024

VANESSA MYRINNA - (Doubleday, 1849)


. Características: Também conhecida por "Dama-pintada vívida" esta borboleta pertence á família Nymphalidae. As suas asas são castanho escuras ou negras, manchadas de cor rosa vivo e laranja. Possui também pequenas manchas brancas na zona apical das extremidades das asas anteriores. As asas posteriores apresentam uma larga faixa castanho escura e as extremidades são contornadas a laranja que por sua vez são atravessadas por uma linha negra que termina em duas pequenas marcas azuis. A face inferior das asas exibe um padrão marmoreado com faixas e linhas claras num fundo acastanhado. Nas asas posteriores destacam-se dois grandes ocelos escuros. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitats desde clareiras, margens de florestas, áreas rochosas e áridas, pastagens e jardins. Esta espécie normalmente é encontrada a grande altitude entre os 1800 a 3000 metros. Está distribuída pela América do Sul, desde a Mata Atlântica do Brasil, Colômbia, Equador, Peru, até ao Paraguai.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações. 












. Alimentação: A lagarta é negra ou castanho escura com pequenos tubérculos esféricos de cor vermelho escuro, dos quais saem espinhos ramificados. Apresenta também várias faixas anelares de cor creme entre os segmentos do corpo. Alimenta-se de plantas da família Asteraceae como; (Antennaria, Artemisia, Senecio) e (Malva) da família Malvaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.









. Observação importante: Existem cerca de 22 espécies do género Vanessa.





Sem comentários:

Enviar um comentário