Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 17 de março de 2024

DANAUS GILIPPUS - (Cramer, 1775)


. Características: Também conhecida por "borboleta-rainha" esta vistosa borboleta pertence á família Nymphalidae. As suas asas vão do castanho-alaranjado ao castanho-avermelhado, com as margens contornadas a negro e adornadas com pequenas manchas brancas. As asas posteriores do macho possui uma pequena mancha androconial preta que produz feromonas para atrair as fêmeas. A face inferior das asas é idêntica á superior, com a diferença de possuir nervuras negras nas asas posteriores. A sua cabeça e o toráx são negros com pintas brancas. A fêmea é idêntica ao macho e a sua envergadura varia entre os 6,7 e os 9,8 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em terrenos abertos como campos, prados, pântanos, margens de florestas abertas. Está distribuída pelo sul dos Estados Unidos, América Central até á Argentina na América do Sul.

. Período de voo: Voa em várias gerações nas regiões a Sul e de Julho a Agosto no Norte.











. Alimentação: A lagarta é branca com faixas negras e amarelas entre os segmentos do corpo. Possui também três pares de longos apêndices dos quais, o primeiro par junto á cabeça se destaca por ser mais comprido, seguido do segundo a meio da zona dorsal e o terceiro no penúltimo segmento do corpo. Alimenta-se de plantas da família (Asclepiadaceae) como Asclepias curassavica e de Calotropis procera da família (Apocynaceae). Estas plantas produzem substâncias tóxicas o que faz com que a lagarta ao alimentar-se delas também se torne tóxica e intragável para os seus predadores. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.












. Observação importante: Tanto a lagarta como a borboleta possuem sabor desagradável e por isso são intragáveis para os seus predadores. Isto deve-se ao facto de se alimentarem de plantas que produzem substâncias tóxicas. Existem 10 espécies do género Danaus.





Sem comentários:

Enviar um comentário