. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família Geometridae. As suas asas são de cor verde alface contornadas nas extremidades por uma faixa castanha. Podem apresentar também um pequeno ponto castanho no centro de cada asa. Ambos os sexos são idênticos, no entanto, o macho distingue-se da fêmea por possuir antenas pectinadas, enquanto as da fêmea são filiformes. A sua envergadura varia entre os 1,7 e os 2 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada geralmente em áreas costeiras, quentes e secas. Está distribuída pela Europa, mais precisamente pela região do Mediterrâneo e norte de África.
. Período de voo: Voa de Maio a inícios de Outubro em duas ou três gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde e apresenta ao longo da zona dorsal várias protuberâncias pontiagudas semelhantes a espinhos de cor rosada, bem como algumas . Alimenta-se de várias espécies de Euphorbia da família (Euphorbiaceae), incluindo E. spinosa, E. pinea, E. cyparissias, E. virgata e E. platyphyllos. Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo em seda em forma de rede na planta hospedeira, no interior do qual se irá transformar em pupa e posteriormente irá emergir a borboleta.
. Observação importante: A lagarta hiberna. Existem 8 espécies do género Eucrostes.
Sem comentários:
Enviar um comentário