. Características: A Ixias pireno é uma borboleta que pertence á família Pieridae. O macho desta espécie possui asas brancas como cor base de fundo, com metade das asas anteriores de cor castanho-escuro, que por sua vez exibem uma mancha alaranjada mais ou menos triangular na zona sub apical. As asas posteriores são contornadas nas extremidades por uma larga faixa negra. A face inferior das asas são amarelas com pequenas marcas escuras. A fêmea distingue-se do macho por apresentar a face superior das asas de cor branca e uma faixa de manchas de cor creme na zona sub apical das asas anteriores, que no caso do macho é mais alaranjada e mais larga. Também as asas posteriores são contornadas por uma margem mais larga de cor negra. A sua envergadura varia entre os 5 e os 5,5 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e margens de florestas decíduas secas, pousios e matagais, até aos 1600 metros de altitude. Está distribuída pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo de todo o ano em várias gerações, no entanto é mais frequente na época das monções e pós monções.
. Alimentação: A lagarta é verde e possui uma fina linha tracejada de cor esbranquiçada na zona lateral do corpo e que é mais proeminente nos últimos segmentos do corpo. Alimenta-se de plantas da família (Capparaceae) entre elas estão; Capparis divaricata, Capparis sepiaria, Capparis zeylanica. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: É uma espécie que pode variar no padrão da cor mediante a estação do ano. Assim durante a estação das chuvas ou monções o padrão das fêmeas principalmente pode alterar-se um pouco, ficando com áreas de cor mais acentuadas ou mais abrangentes. Existem 10 espécies do género Ixias.
Sem comentários:
Enviar um comentário