. Características: A Anarta myrtilli é uma pequena borboleta nocturna que pertence á família Noctuidae. As suas asas exibem um padrão variegado. A cor de fundo é castanho-avermelhado manchado de branco e com linhas castanho-acinzentadas e brancas. As asas posteriores são amarelas com uma larga faixa negra nas extremidades. O seu abdómen é acinzentado com estreitas faixas esbranquiçadas entre os segmentos do corpo. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,3 e os 2,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em terrenos áridos de vegetação rasteira e encostas rochosas cobertas por urze, a sua planta hospedeira. Está distribuída por toda a Europa.
. Período de voo: É ativa durante o dia. Voa de Abril a inícios de Setembro, com uma a duas gerações anuais.
. Alimentação: A lagarta apresenta um padrão muito bonito o que lhe dá uma excelente camuflagem. É de cor verde e simetricamente marcada por tracejados de cor branco-creme e amarelo. Alimenta-se principalmente de urze da família Ericaceae como (Calluna vulgaris), (Erica tetralix). Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo de seda na planta hospedeira, no interior do qual se irá transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: A pupa hiberna. É uma espécie que está bem distribuída por toda a Europa, no entanto, devido á gradual perda de habitat tem-se tornado menos frequente e em declínio localmente em certas zonas. Existem cerca de 56 espécies do género Anarta.
Sem comentários:
Enviar um comentário