Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 4 de fevereiro de 2024

THAUMETOPOEA HERCULEANA - (Rambur, 1840)


. Caraterísticas: A Thaumetopoea herculeana é uma borboleta nocturna que pertence á família Notodontidae. As suas asas anteriores são de cor bege manchadas de tons castanhos e linhas escuras em zig-zag. Apresenta também uma pequena marca escura no centro de cada asa e uma fileira de pequenas marcas escuras nas extremidades das asas. As asas posteriores são de cor bege sombreadas a castanho, e apresentam igualmente uma fileira de pequenas marcas escuras nas extremidades. O macho possui antenas plumosas. A fêmea distingue-se do macho pelas antenas menos plumosas, as extremidades das asas anteriores mais escurecidas e com marcas mais esbatidas e dissimuladas. A fêmea é ligeiramente maior que o macho e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em encostas secas, pastagens rochosas e biótopos semelhantes. Está distribuída pela Península Ibérica e Norte de África.

. Período de voo: Voa de Setembro a Outubro, numa ou duas gerações anuais.







. Alimentação: As lagartas no último instar do seu desenvolvimento são negras e peludas, com cerdas de cor cinza-claro na zona lateral do corpo e amarelo-mostarda na zona dorsal. São gregárias e vivem em grandes grupos nas suas plantas hospedeiras. Alimentam-se de Cistus salviifolius e Helianthemum da família (Cistaceae), Erodium arborescens, Erodium moschatum e Geranium da família (Geraniaceae). Na fase da metamorfose a lagarta enterra-se no solo, onde constrói um casulo em seda no interior do qual se irá transformar em pupa (crisálida) e mais tarde irá emergir o adulto.













. Observação importante: O seu padrão pode variar podendo apresentar marcas mais escuras ou mais claras, dependendo do indivíduo. Existem cerca de 7 espécies do género Thaumetopoea.




Sem comentários:

Enviar um comentário