. Características: Vulgarmente conhecida por "Marmoreada-Ibérica" ou "Meio-luto" esta borboleta pertence á família Nymphalidae. As suas asas são brancas ornamentadas por manchas negras axadrezadas. Nas asas posteriores também é possível observar três ou quatro pequenos ocelos negros com núcleo branco junto ás extremidades. A face inferior é quase idêntica á superior, de cor branco-creme com nervuras e marcas negras e uma fileira de cinco ou seis pequenos ocelos negros com núcleo branco. Ambos os sexos são idênticos, no entanto a fêmea é ligeiramente maior que o macho e a face inferior das suas asas possuem um tom de cor creme ou amarelado. A sua envergadura varia entre os 5 e os 5,8 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em prados secos floridos, orlas de florestas, margens de estradas etc. Está distribuída pela Península Ibérica e sul de França.
. Período de voo: Voa de Junho a finais de Agosto, numa única geração anual.
. Alimentação: A lagarta é verde clara e possui finas linhas longitudinais escuras ao longo do dorso. O último segmento do corpo termina num pequeno par de apêndices bifurcados semelhantes a caudas, que caracteriza esta família. A lagarta alimenta-se de várias espécies de gramínias da família Poaceae entre elas; (Brachypodium phoenicoides, Bromus erectus, Dactylis glomerata, Festuca elegans). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em crisálida no solo por entre a vegetação.
. Observação importante: Existem cerca de 20 espécies do género Melanargia. A lagarta hiberna enquanto jovem.
Sem comentários:
Enviar um comentário