. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores possuem tons de castanho acinzentado com manchas de cor acobreado douradas e duas pintas prateadas no centro de cada asa. As asas posteriores são castanho acinzentadas. Na zona do tórax possui uma dupla crista. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,7 e os 4,3 cm de comprimento.
. Habitat: É encontrada especialmente em áreas ricas em vegetação, como jardins, parques, terrenos agrícolas, terrenos baldios. Está distribuída pelo Sul da Europa, Mediterrâneo Oriental e partes de África.
. Período de voo: Voa de Junho a Outubro em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é de cor verde e possui várias linhas esbranquiçadas longitudinais ao longo do dorso e uma linha mais definida de cor creme na zona lateral do corpo. A lagarta é polífaga ou seja, alimenta-se de uma grande variedade de plantas. Essa família de plantas inclui Asteraceae (alface, girassol, mil-folhas e alcachofra), Alliaceae (cebola), Fabaceae (soja, feijão-caupi, feijão-de-lima, feijão, trevo, alfafa, amendoim), Brassicaceae (repolho, brócolis, couve-flor, couve , couve de Bruxelas), Solanaceae (tabaco, tomate, berinjela, batata, pimentão e pimenta), Caricaceae (Mamão), Cucurbitceae (melancia, pepino, abóbora e abóbora), Poaceae (milho, milheto), Convolvulaceae (batata doce ), Rosaceae (maçã), Labiatae (manjericão), Boraginaceae (Echium vulgare). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda numa folha da planta hospedeira, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o adulto.
Sem comentários:
Enviar um comentário