Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 7 de janeiro de 2024

HELIOPHORUS EPICLES - (Godart, 1823)


. Características: Vulgarmente conhecida por "safira púrpura", esta pequena borboleta pertence á família Lycaenidae. É uma espécie que possui um certo dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui a face superior das suas asas de cor castanho escuro, com uma grande área de cor azul violáceo iridescente, que vai da zona basal até ao centro das asas. Possui também uma pequena mancha laranja na zona sub apical das asas anteriores, enquanto nas asas posteriores possui uma faixa de cor laranja em forma de meias-luas junto ás margens, que terminam num fino par de caudas. A face inferior é amarela e termina com uma faixa vermelha nas extremidades, que é dividida por pequenas meias-luas de cor branca. A fêmea por sua vez, distingue-se do macho pela mancha laranja nas asas anteriores ser maior e pela ausência do brilho azul violáceo iridescente. A sua envergadura de asas varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento. 


. Habitat: Habita clareiras e margens de florestas, trilhas florestais. Por vezes também pode ser encontrada pousada em solo húmido a absorver os sais minerais. Está distribuída pela Ásia desde a Índia, Birmânia, Tailândia, Malásia Ocidental, Butão, Java, Sumatra, China e Taiwan.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.














. Alimentação: Inicialmente a lagarta é verde, mas na fase que antecede a sua metamorfose em crisálida a lagarta torna-se rosada. Alimenta-se de plantas da família Polygonaceae entre elas a (Polygonum sp.) e (Rumex hastatus). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta e prende-se a uma folha ou caule da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto. 








. Observação importante: Existem 10 espécies do género Heliophorus.





Sem comentários:

Enviar um comentário