Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 21 de janeiro de 2024

EUPLOEA TULLIOLUS - (Fabricius, 1793)


. Características: Popularmente conhecida por "corvo-roxo" esta borboleta pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são castanho escuras com uma fileira de pequenas manchas ou pintas branco azuladas junto á sub margem que se prolongam até ás asas posteriores. Também as asas anteriores possuem um reflexo azul escuro iridescente metalizado no caso dos machos. A face inferior é castanha, também com pequenas manchas brancas junto ás margens. A fêmea distingue-se do macho por não possuir o brilho azul iridescente nas asas. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitat desde planícies, florestas tropicais, zonas com acácias, zonas costeiras de mangais, até aos 800 metros de altitude. Os machos podem ser vistos com frequência pousados em solo húmido a absorver os sais minerais. Ao anoitecer, as borboletas reúnem-se em grupos para passar a noite em poleiros penduradas em ramos. Está distribuída pelo Sudeste Asiático e Austrália.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.












. Alimentação:  A lagarta nos últimos instares do seu desenvolvimento é de cor castanho escura com faixas transversais brancas entre os segmentos do corpo. Na zona lateral do corpo possui uma tonalidade amarela juntamente com uma faixa de cor creme que divide a parte inferior escura do seu corpo. Nos primeiros segmentos a seguir á cabeça ostenta dois pares de apêndices semelhantes a tentáculos e mais um par no último segmento do corpo. Alimenta-se de Malaisia scandens e de Trophis da família (Moraceae), Mikania (Asteraceae), Nerium (Apocynaceae). Estas plantas são tóxicas e a lagarta ao alimentar-se delas torna-se assim intragável para os seus predadores tal como o adulto. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou foha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.










. Observação importante: Esta espécie está ameaçada devido á perda de habitat. Existem cerca de 59 espécies do género Euploea.




Sem comentários:

Enviar um comentário