Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de janeiro de 2024

MANDUCA RUSTICA - (Fabricius, 1775)


. Características: Também conhecida por "Esfinge rústica" esta borboleta nocturna pertence á família Sphingidae. É uma borboleta de médio a grande porte, podendo atingir uma envergadura de asas entre os 9 e os 12 cm de comprimento. As suas asas são estreitas e triangulares e o seu corpo robusto, característica comum nesta família. O padrão das asas anteriores é manchado de negro, cinza e branco, e possui linhas em zig-zag e um ponto branco no centro de cada asa. As asas posteriores são igualmente de cor cinza com linhas ou faixas estreitas pretas. O seu corpo é também manchado de cinza e negro, e na zona lateral do abdómen destacam-se três marcas amarelas entre os segmentos. Ambos os sexos são idênticos.


. Habitat: É uma espécie bastante adaptável e pode ser encontrada em vários tipos de habitat, desde florestas tropicais a desertos, e prosperando também em habitats urbanos. Está distribuída desde o sul dos Estados Unidos, México, Guatemala, República Dominicana e Costa Rica na América Central, até ao Uruguai e Argentina na América do Sul.

. Período de voo: Como todos os esfingídeos esta espécie possui um voo rápido e poderoso. Voa ao longo do ano em várias gerações.











. Alimentação: A lagarta é verde e apresenta várias linhas oblíquas de cor creme contornadas a roxo que vão desde a zona dorsal até á zona lateral do corpo. Possui também minúsculos espinhos sobre a cabeça que se prolongam até aos primeiros segmentos do corpo. No último segmento do corpo exibe um longo apêndice pontiagudo também com minúsculos espinhos, que caracteriza esta família. Pode ocorrer uma variante negra na cor da lagarta, mas não é muito comum. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de várias espécies de plantas. Alimenta-se de Jasminum da família (Oleaceae) Bignonia (Bignoniaceae) e de outras plantas das famílias Verbenaceae , Convolvulaceae e Lamiaceae. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo e procura um local adequado para se enterrar e transformar em pupa.













. Observação importante: Esta espécie possui um probóscide (aparelho bucal) muito longo. Existem cerca de 70 espécies do género Manduca.




Sem comentários:

Enviar um comentário