Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 30 de junho de 2024

EMATURGA ATOMARIA - (Linnaeus, 1758)


. Características:  Ematurga atomaria é uma pequena borboleta noturna que pertence á família Geometridae. É uma espécie bastante variável no que diz respeito ao padrão de cor das suas asas. Assim, o seu padrão pode variar entre o castanho amarelado e o castanho escuro, com finas faixas transversais castanhas e pequenas manchas, que podem variar em largura, bem como a quantidade de manchas em ambas as asas. O macho distingue-se da fêmea por possuir antenas plumosas e apresentar um padrão mais escuro e amarelado. A fêmea por sua vez possui antenas filiformes e a cor base de fundo das asas é por norma mais esbranquiçada. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita locais de pastagens, pântanos, clareiras florestais, áreas arenosas e pobres em nutrientes, como zonas de vegetação rasteira. Está distribuída por toda a Europa e Ásia temperada.

. Período de voo: Nos países mais a norte voa entre Maio a Junho. Nos países mais a sul há uma segunda geração de Junho a Setembro.











. Alimentação: A lagarta é tão variável quanto o adulto. O seu padrão de cor pode variar entre o esverdeado, o acastanhado e o cinza escuro, com finas linhas e pequenas marcas axadrezadas. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de várias espécies de plantas, entre elas estão; Calluna e Erica da família (Ericaceae), Lotus (Nelumbonaceae), Artemisia (Asteraceae), Hypericum (Hypericaceae), Genista e Trifolium spp (Fabaceae). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo.












. Observação importante: A pupa hiberna. Existem somente duas espécies do género Ematurga.





Sem comentários:

Enviar um comentário