. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-do-pêssego-africana" esta vistosa borboleta pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores são azuis iridescentes com uma larga faixa laranja na zona basal junto ao tórax e duas pequenas manchas laranja junto á zona costal, que são contornadas a negro. As asas posteriores são igualmente azuis iridescentes mas sem manchas. O seu corpo também é azul, mas a cabeça e as antenas são amarelas. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em zonas costeiras e vales fluviais de baixa altitude, onde exista as suas plantas hospedeiras. É nativa de África.
Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações. Além de pertencer ao grupo das borboletas noturnas, esta é ativa durante o dia.
. Alimentação: A lagarta é negra com anéis amarelos entre os segmentos do corpo, que é revestido por finos pêlos brancos. Alimenta-se de pessegueiro (Prunus persica) da família (Rosaceae) e de Deinbollia oblongifolia, Deinbolia borbonica, Deinbolia nyikensis da família (Sapindaceae), Citrus da família (Rutaceae), e de Gossypium da família (Malvaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda em forma de rede na planta hospedeira, no interior do qual irá se transformar em pupa, e posteriormente irá emergir o adulto.
. Observação importante: É uma espécie monotípica, e por isso é a única espécie do seu género.
Sem comentários:
Enviar um comentário