. Características: Vulgarmente conhecida por "pequena-esmeralda ou esmeralda-clara" esta pequena borboleta nocturna pertence á família Geometridae. As suas asas são de tons verde claro esbatido, cor de pastel, com duas linhas transversais, uma verde escura e outra branca, nas asas anteriores. Nas asas posteriores possui uma só linha. Esta cor verde vai desaparecendo com o tempo, á medida que a borboleta vai envelhecendo. O macho possui as antenas pectinadas, enquanto a fêmea possui antenas simples e filiformes. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,7 e os 4,3 cm de comprimento.
. Habitat: Habita florestas de faias, florestas mistas e decíduas, matagais, parques e jardins. Está distribuída pela Europa e Norte de África.
. Período de voo: Voa de Maio a Junho e de Agosto a Setembro, em duas gerações.
. Alimentação: A lagarta é de cor acastanhada ou acinzentada e assemelha-se a um pequeno e fino pau. Esta camuflagem faz com que passe despercebida por entre os ramos das árvores. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de várias espécies de plantas, entre elas estão; Bétula, Carpinius da família (Betulaceae), Fagus, Quercus da família (Fagaceae), Prunus da família (Rosaceae), Salix caprea da família (Salicaceae). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo.
. Observação importante: Existem cerca de 30 espécies do género Campaea.
Sem comentários:
Enviar um comentário