. Características: A Macdunnoughia confusa é uma borboleta nocturna que pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores possuem um padrão mesclado de tons castanho acinzentados, com uma área central de cor bronze brilhante que é contornada por uma pequena marca prateada. As asas posteriores são castanho-bege com as extremidades escurecidas. No tórax apresenta duas pequenas cristas. Ambos os sexos são idênticos e sua envergadura varia entre os 3,3 e os 3,8 cm de comprimento.
. Habitat: É uma espécie pode ser encontrada em múltiplos habitas, desde clareiras e margens de florestas, encostas solarengas e de vegetação rasteira, zonas agrícolas, parques e jardins. Está distribuída pela Europa, Ásia central e Japão.
. Período de voo: Voa de Abril até Outubro em duas ou três gerações.
. Alimentação: A lagarta nos primeiros instares do seu crescimento é verde com uma fileira de pequenos pontos pretos na zona lateral do corpo. Possui também finas linhas esbranquiçadas longitudinais sobre o dorso e uma linha branca na zona lateral do corpo. Á medida que vai crescendo e nos últimos instares que antecedem a fase da metamorfose torna-se acastanhada. A lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de várias espécies de plantas, entre as quais; Artemisia absinthium, Matricaria da família (Asteraceae), Lamium (Labiateae), Urtica dioica (Urticaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda no interior do qual se irá transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: A lagarta hiberna. Existem seis espécies do género Macdunnoughia.
Sem comentários:
Enviar um comentário