Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de maio de 2024

LIMENITIS REDUCTA - (Staudinger, 1901)


. Características: Também conhecida vulgarmente por "Almirante branco do sul" esta borboleta pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas tem um brilho azul escuro metalizado que varia de acordo com o ângulo de incidência da luz. Também são adornadas por manchas brancas que se prolongam pela área central das asas posteriores em forma de faixa, e junto ás extremidades das asas possui uma fileira de pequenos pontos escuros. A face inferior tem como fundo a cor terracota com manchas brancas nas asas anteriores e nas asas posteriores uma grande área basal branca, seguida por uma larga faixa branca central e uma fileira de pequenos pontos escuros nas extremidades das asas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6,5 cm de comprimento. 


. Habitat: Habita zonas de floretas caducifólias como clareiras e margens de floretas, prados com arbustos, matagais densos, campos, até aos 1600 metros de altitude. Está distribuída pelo centro e sul da Europa estendendo-se até á Ásia Central e Japão.

. Período de voo: Voa de Maio a Setembro em duas gerações.














. Alimentação: A lagarta nos primeiros instares do seu crescimento é de cor acastanhada com o corpo coberto por curtos e grossos espinhos ramificados. Á medida que vai crescendo e nos últimos instares do seu desenvolvimento torna-se verde com espinhos acastanhados ramificados sobre o dorso. Alimenta-se de plantas do género  A lagarta nos primeiros instares do seu crecimento é de cor acastanhada com o corpo coberto por curtos e grossos espinhos ramificados. Á medida que vai crescendo e nos últimos instares do seu desenvolvimento torna-se verde com espinhos acastanhados ramificados sobre o dorso. Alimenta-se de plantas do género Lonicera da família Caprifoliaceae, entre elas estão; (Lonicera periclymenum, Lonicera etrusca, Lonicera implexa, Lonicera xylosteum, Lonicera alpigena, Lonicera nummulariifolia e Lonicera caprifolium). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.









. Observação importante: A lagarta hiberna enrolada numa folha da planta hospedeira, despertando na primavera e retomando o seu ciclo de vida. Existem cerca de 22 espécies do género Limenitis.





Sem comentários:

Enviar um comentário