. Características: A Chiasmia clathrata é uma pequena borboleta noturna que pertence á família Geometridae. É uma espécie bastante variável, pois a cor de fundo das asas pode variar do amarelado ao branco, com linhas castanhas em forma de rede. Essas linhas também podem variar de espessura de indivíduo para indivíduo, e por vezes podem ser quase totalmente castanhas escuras, embora não seja muito frequente. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,3 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitat abertos, incluindo clareiras e margens de florestas, pastagens, terrenos baldios e parques. Está distribuída pela Europa até ao leste da Ásia, e Norte de África.
. Período de voo: Voa de Maio a Junho e de Agosto a Setembro, em duas gerações, principalmente no sul. Voa tanto de dia como de noite.
. Alimentação: A lagarta é verde clara e possui linhas brancas ao longo da zona dorsal e uma faixa mais larga de cada lado da zona lateral do corpo. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae entre as quais; (Trifolium, Medicago, Vicia ou Genista). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo.
. Observação importante: É uma espécie bastante variável no seu padrão de cor, podendo variar entre o branco e o amarelado como cor de fundo, bem como na espessura das listras. A pupa hiberna. Existem cerca de 178 espécies do género Chiasmia.
Sem comentários:
Enviar um comentário