Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 12 de maio de 2024

ARICIA CRAMERA - (Eschscholtz, 1821)


. Características: Esta pequenina borboleta pertence á família Lycaenidae. A face superior das suas asas são castanho-escuras com uma banda marginal de pequenas lúnulas de cor laranja. Possui também um pequeno ponto escuro no centro das asas anteriores. A face inferior é de cor castanho-acinzentado com pintas negras contornadas a branco e uma banda marginal de lúnulas laranja. Ambos os sexos são idênticos, no entanto, a fêmea é de tons mais claros. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em encostas rochosas e com vegetação rasteira, margens de estradas, aterros em florestas secas, clareiras de florestas. Está distribuída pela Península Ibérica, Ilhas Canárias e Norte de África.

. Período de voo: Voa de Abril até Setembro em duas gerações.











. Alimentação: A lagarta tem uma forma mais ou menos achatada, é de cor verde, e possui uma linha longitudinal sobre o dorso de cor rosa e na zona lateral do corpo que é revestido por uma espécie de pilosidade. Alimenta-se de plantas da família Cistaceae; (Helianthemum sp) e da família Geraniaceae; (Erodium sp. e Geranium sp). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em crisálida no solo.








. Observação importante: Esta espécie tem vindo a diminuir devido á perda de habitat. Existem cerca de 16 espécies do género Aricia.




Sem comentários:

Enviar um comentário