. Características: A Euclidia mi é uma borboleta noturna que pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores tem como cor de fundo o castanho acinzentado ou o negro acinzentado, com desenhos e marcas escuras contornadas por linhas esbranquiçadas e que fazem lembrar a cabeça de uma velha senhora ou bruxa. As asas posteriores são igualmente escuras com faixas de pequenas manchas brancas amareladas. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em pradarias, campos, orlas de floresta, terrenos baldios e áreas agrícolas. Está distribuída por grande parte da Europa e Ásia Memor.
. Período de voo: Também é ativa durante o dia. Voa desde Maio a julho numa geração. Por vezes ocorre uma segunda geração em Agosto mas parcial, ficando na fase de pupa que irá hibernar até ao ano seguinte.
. Alimentação: A lagarta é castanha clara com várias linhas amareladas longitudinais sobre o corpo, da qual se desta uma faixa mais larga de cor creme na zona lateral do corpo. lagarta é polífaga e por isso alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Elymus arenarius da família (Poaceae) , Polygonum aviculare (Poligonaceae), Lathyrus pratensis, Vicia, Melilotus officinalis, Lotus corniculatus, Medicago lupulina (Fabaceae), Calluna vulgaris (Ericaceae), Hypericum maculatum, Andromeda polifolia (Hypericaceae), Galium verum (Rubiaceae). Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo de seda entre as folhas da planta hospedeira, no interior do qual se irá transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: A pupa hiberna. Existem cerca de 17 espécies do género Euclidia.
Sem comentários:
Enviar um comentário