. Características: A Euclidia glyphica é uma borboleta noturna que pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores são de tons acastanhados com manchas ou faixas irregulares mais escuras em tons de castanho-oliva, destacando-se uma pequena mancha mais escura na zona apical. As asas posteriores são amarelo alaranjado com uma estreita faixa irregular castanha com nervuras castanhas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Habita florestas abertas, prados floridos, pastagens e terras baixas. Está distribuída por toda a Europa, Ásia temperada e Norte de África.
. Período de voo: Também é ativa durante o dia. Voa de Maio a Junho e de Julho a Agosto, em duas gerações.
. Alimentação: A lagarta é de tons acastanhados ou esverdeados com várias linhas escuras longitudinais, destacando-se uma faixa mais clara na zona lateral do corpo. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae como; Hippocrepis comosa, Lathyrus pratensis, Lathyrus sylvestris, Lotus corniculatus, Medicago falcata, Medicago sativa, Trifolium hybridum, Trifolium médium, Trifolium pratense, Trifolium repens e Vicia sepium. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: A pupa hiberna na terceira geração que é parcial. Existem cerca de 17 espécies do género Euclidia.
Sem comentários:
Enviar um comentário