Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de julho de 2024

POLYGONIA C-AUREUM LUNULATA - (Ezaki & Nakahara, 1923)


. Características: Vulgarmente conhecida por " vírgula asiática" esta borboleta diurna pertence á família (Nymphalidae). As suas asas são amarelo alaranjadas com pequenas manchas castanho escuras. As extremidades das asas são recortadas e contornadas a castanho. Possui ainda uma fileira de pequenas manchas azuis nas asas posteriores que se estendem até ás posteriores, mas que são menos visíveis. A face inferior das asas possuem um padrão de camuflagem excelente, assemelhando-se a uma folha seca quando está pousada em repouso.  Exibe também uma pequena marca branca em forma de vírgula  no centro das asas posteriores, daí o seu nome comum. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Habita prados, pastagens, clareiras, encostas montanhosas, e jardins. Está distribuída pelo Leste Asiático desde a Indochina, Taiwan, China, Península Coreana e Japão.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em duas ou três gerações.













. Alimentação: A lagarta é negra com linhas tracejadas de cor amarelo alaranjado na zona lateral do corpo, que é revestido por numerosos espinhos ramificados de cor amarela. A lagarta alimenta-se de plantas da família Cannabaceae como (Cannabis sativa, Humulus japonicus) e da família Rosaceae (Pyrus e Citrus). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se prende de cabeça para baixo, para se transformar em crisálida e posteriormente irá nascer o inseto adulto.







. Observação importante: O adulto além de se alimentar do néctar das flores, também se alimenta da seiva das árvores e do suco dos frutos maduros ou em decomposição. Existem cerca de 16 espécies do género Polygonia.






Sem comentários:

Enviar um comentário