Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 5 de novembro de 2023

COMIBAENA BAJULARIA - (Denis & Schiffermuller, 1775)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Esmeralda manchada" esta pequena borboleta nocturna pertence á família Geometridae. As suas asas são verdes claras cor de pastel, com uma linha ondulada esbranquiçada que atravessa o centro das asas e uma mancha branca e acastanhada na margem interna das asas anteriores e posteriores. Também as extremidades de ambas as asas são contornadas a branco com uma linha castanha tracejada e ondulada. A fêmea é idêntica ao macho e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,4 cm de comprimento.


. Habitat: Habita florestas decíduas principalmente florestas de carvalhos. Distribui-se pela Europa até á Turquia.

. Período de voo: Voa de Junho a Julho numa única geração.











. Alimentação: A lagarta é de tons acastanhados e possui um comportamento curioso. Cobre o seu corpo com bocadinhos de folhas cortadas e vários outros detritos para se camuflar. Alimenta-se das folhas de carvalho (Quercus robur) da família (Fagaceae). Na fase da metamorfose a lagarta utiliza o mesmo procedimento, tece uma espécie de rede de fios de seda, juntamente com diversos detritos para se camuflar, no interior da qual se irá transformar em pupa e posteriormente em adulto.







. Observação importante: 
A lagarta hiberna. Existem cerca de 29 espécies do género Comibaena.




Sem comentários:

Enviar um comentário