. Características: Também conhecida vulgarmente por "asa-de-foice da Tília", esta pequena borboleta nocturna pretence á família Drepanidae. Como o seu nome comum indica, a forma das suas asas anteriores terminam num bico e lembram o formato de uma foice. A cor base de fundo vai do castanho claro ao beje. No centro das asas apresenta pequenas manchas amarelas que são contornadas a castanho claro e que são atravessadas por duas linhas quebradas. Junto á margem da zona apical das asas anteriores possui uma pequena faixa acinzentada contornada a negro. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,7 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em zonas florestais, como clareiras e margens de florestas mistas, bem como prados junto a florestas, e parques. Distribui-se pela Europa, Ásia temperada até ao Japão.
. Período de voo: Voa de Maio a Agosto em duas gerações.
. Alimentação: A lagarta apresenta uma forma e um padrão muito peculiar o que lhe dá uma boa camuflagem no meio que a rodeia. Assim o seu padrão é mesclado em tons de castanho, que é recortado e contrasta com a cor amarela. A sua cabeça termina em duas protuberâncias bem como na zona dorsal, e o seu último segmento também termina num pequeno apêndice. Alimenta-se de folhas de Tilia da família (Malvaceae), Quercus (Fagaceae), Alnus e Betula (Betulaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda enrolando uma folha, no interior da qual se irá se metamorfosear em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem 3 espécies do género Sabra.
Sem comentários:
Enviar um comentário