Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de outubro de 2023

EPIONE VESPERTARIA - (Linnaeus, 1767)


. Características: Esta pequena mariposa pertence á família Geometridae e possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas amarelo torrado com nervuras castanhas e pequenas marcas ou estrias semelhantes a "cortiça", com uma linha castanha em forma de meio círculo que atravessa as asas anteriores. Exibe também uma larga faixa irregular castanho escura. A fêmea por sua vez exibe um amarelo mais pálido, com um ponto escuro no centro de cada asa. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em pastagens abertas e húmidas, zonas arbustivas e perto de árvores altas. Distribui-se pela Europa até ao extremo Leste da Rússia.

. Período de voo: Voa desde o final de Junho até Setembro numa única geração.











. Alimentação: A lagarta assemelha-se a um pequeno pau de tons escuros, de cor cinza e negro, com pequenas estrias brancas sobre o dorso e pequenas manchas acastanhadas. Alimenta-se de vários géneros de plantas entre elas Bétula, Corylus avellana, da família (Betulaceae), Populus tremula, Salix (Salicaceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda na planta hospedeira ou entre os detritos e folhas mortas no solo, onde se irá transformar em pupa e posteriormente em adulto.







. Observação importante: Hiberna no estado de ovo. Existem quatro espécies do género Epione.





Sem comentários:

Enviar um comentário