. Características: Esta pequena mariposa pertence á família Geometridae e possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas amarelo torrado com nervuras castanhas e pequenas marcas ou estrias semelhantes a "cortiça", com uma linha castanha em forma de meio círculo que atravessa as asas anteriores. Exibe também uma larga faixa irregular castanho escura. A fêmea por sua vez exibe um amarelo mais pálido, com um ponto escuro no centro de cada asa. A sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em pastagens abertas e húmidas, zonas arbustivas e perto de árvores altas. Distribui-se pela Europa até ao extremo Leste da Rússia.
. Período de voo: Voa desde o final de Junho até Setembro numa única geração.
. Alimentação: A lagarta assemelha-se a um pequeno pau de tons escuros, de cor cinza e negro, com pequenas estrias brancas sobre o dorso e pequenas manchas acastanhadas. Alimenta-se de vários géneros de plantas entre elas Bétula, Corylus avellana, da família (Betulaceae), Populus tremula, Salix (Salicaceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda na planta hospedeira ou entre os detritos e folhas mortas no solo, onde se irá transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Hiberna no estado de ovo. Existem quatro espécies do género Epione.
Sem comentários:
Enviar um comentário