. Características: De aspecto inconfundível esta borboleta também conhecida vulgarmente por "Imperador-amarelo" pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são castanho escuras com uma larga faixa irregular amarelo vivo que atravessa o centro de ambas asas. Possui também uma mancha amarela no ápice das asas anteriores. A face inferior é cor de pastel amarelo esverdeado com uma faixa amarela irregular contornada a negro nas asas anteriores, enquanto asas posteriores possuem uma faixa de pequenas manchas esbranquiçadas. A fêmea distingue-se do macho por apresentar uma pinta preta na faixa amarela das asas anteriores. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em florestas com encostas de montanhas quentes e secas, vales profundos e margens de rios, até aos 2000 m de altitude. É uma espécie do Médio Oriente, distribuída pela Turquia, Irão, Iraque e Afeganistão.
. Período de voo: Voa de Maio a Julho.
. Alimentação: A lagarta é de cor verde com finas linhas oblíquas brancas na zona lateral do corpo e uma de cada lado da zona dorsal. O último segmento do corpo termina em dois curtos apêndices semelhantes a duas "caudas". Sobre a cabeça ostenta um par de espinhos semelhantes a chifres. Alimenta-se das folhas de Salgueiros (Salix) da família (Salicaceae) e Nogueira (Juglans regia). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a uma folha ou ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em borboleta.
. Observação importante: É a única espécie do seu género, por isso é monotípica.
Sem comentários:
Enviar um comentário