Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 8 de outubro de 2023

COLOSTYGIA PECTINATARIA - (Knock, 1781)


. Características: A Colostygia pectinataria é uma pequena mariposa que pertence á família Geometridae. As suas asas anteriores são de tons verdes, com uma faixa central mais escura com pequenas manchas pretas, que é contornada a branco. As asas posteriores são acinzentadas com as extremidades mais escuras. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,2 e os 2,7 cm de comprimento.



. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitat desde clareiras e orlas de florestas, terrenos áridos e pedregosos, terrenos húmidos ou pantanosos. Está distribuída desde o Norte e centro da Europa até o extremo leste da Rússia.

. Período de voo: Voa desde o final de Maio até início de Setembro em duas gerações.













. Alimentação: A lagarta possui uma cor neutra com tons beges e acastanhados, e vários pontos negros sobre o corpo. Alimenta-se de vários géneros de plantas entre as quais; Galium da família (Rubiaceae), Rumex (Polygonaceae), Lamium (Lamiaceae), Urtica (Urticaceae). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no solo. 







. Observação importante: A lagarta hiberna. Existem cerca de 21 espécies do género Colostygia.





Sem comentários:

Enviar um comentário