Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 24 de setembro de 2023

MELITAEA TRIVIA - (Denis & Schifermuller, 1775)


. Características: Também conhecida por "fritilária do deserto", esta pequena e bonita borboleta pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são de cor laranja, salpicadas por pintas e marcas negras e as extremidades são contornadas por uma linha negra quebrada em forma de meias luas. A face inferior das asas é branco-creme com pintas e pequenas marcas negras, e duas faixas de cor laranja irregulares contornadas a negro. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura média é cerca de 3,5 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.


. Habitat: Pode ser encontrada em vales montanhosos com pastagens secas e abertas, prados floridos e clareiras entre florestas, até aos 1500 metros de altitude. Distribui-se pela Europa Central até Sibéria.

. Período de voo: Voa de Maio a Agosto em duas gerações.











. Alimentação: A lagarta é rajada de branco e negro, e tem o corpo coberto por espinhos de cor laranja. Alimenta-se de espécies de Scrophularia e Verbascum, da família (Scrophulariaceae) e de Eremostachys da família (Lamiaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda na planta hospedeira ou numa rocha, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.











. Observação importante: As lagartas hibernam protegidas por um ninho de seda que tecem nas folhas da planta hospedeira. Existem cerca de 70 espécies do género Melitaea.






Sem comentários:

Enviar um comentário