. Características: Também conhecida por "fritilária do deserto", esta pequena e bonita borboleta pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são de cor laranja, salpicadas por pintas e marcas negras e as extremidades são contornadas por uma linha negra quebrada em forma de meias luas. A face inferior das asas é branco-creme com pintas e pequenas marcas negras, e duas faixas de cor laranja irregulares contornadas a negro. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura média é cerca de 3,5 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.
. Habitat: Pode ser encontrada em vales montanhosos com pastagens secas e abertas, prados floridos e clareiras entre florestas, até aos 1500 metros de altitude. Distribui-se pela Europa Central até Sibéria.
. Período de voo: Voa de Maio a Agosto em duas gerações.
. Alimentação: A lagarta é rajada de branco e negro, e tem o corpo coberto por espinhos de cor laranja. Alimenta-se de espécies de Scrophularia e Verbascum, da família (Scrophulariaceae) e de Eremostachys da família (Lamiaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda na planta hospedeira ou numa rocha, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: As lagartas hibernam protegidas por um ninho de seda que tecem nas folhas da planta hospedeira. Existem cerca de 70 espécies do género Melitaea.
Sem comentários:
Enviar um comentário