. Características: Também conhecida por "Tartaruga de Compton" ou "Falsa vírgula", esta borboleta pertence á família Nymphalidae. As suas asas recortadas são de cor castanho alaranjadas com manchas pretas, das quais se sobressaem três, e uma de cor branca junto á margem costal das asas anteriores. Nas asas posteriores também possui uma mancha branca na parte superior. A face inferior das asas exibe um padrão de camuflagem excelente, de tons acastanhados e idênticos ao de uma folha seca ou casca de árvore. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas mistas de folha caduca, muitas vezes junto a cursos de água. Está distribuída pela América do Norte, Europa Central, Ásia e Japão.
. Período de voo: Voa de Junho a Outubro numa geração.
. Alimentação: As lagartas são gregárias e alimentam-se em ninhos comunitários. Nos últimos instares do seu crescimento são negras e pintalgadas de creme na zona lateral do corpo. Ao longo da zona dorsal apresentam uma larga faixa dupla de manchas de cor creme. Sobre o dorso possuem espinhos ramificados pretos e amarelos na zona lateral. A cabeça também é cravejada por minúsculos espinhos de cor creme onde se destaca também um par de espinhos pretos de tamanho maior. Alimenta-se das folhas de Betula da família (Betulaceae), Populus, Salix (Salicaceae), Ulmus (Ulmaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posterior em adulto.
. Observação importante: O adulto hiberna nos meses de inverno em fendas ou buracos de árvores, ou celeiros. Existem 29 espécies do género Nymphalis.
Sem comentários:
Enviar um comentário