. Características: É uma borboleta de médio a grande porte e pertence á família Nymphalidae. As suas asas são castanho escuras ou negras, com uma faixa transversal azul iridescente no centro de cada asa e duas pequenas manchas também azuis na zona sub apical das asas anteriores. A face inferior das asas é mais discreta, de tons acastanhados com faixas e linhas mais escuras, assemelhando-se a uma folha seca. A fêmea distingue-se do macho por ser maior e possuir uma coloração um pouco mais pálida. A sua envergadura varia entre os 8 e os 10 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada nas florestas tropicais e subtropicais, onde é comum vê-la pousada nos troncos ou na folhagem da copa das árvores. Está distribuída pela América Central e América do Sul. Desde Argentina; Bolívia; Brasil; Colômbia; Costa Rica; Equador; Honduras; México; Panamá; Trinidad e Tobago.
. Período de voo: É uma espécie que possui um voo rápido e vigoroso. Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta tem uma aparência enigmática e pode apresentar várias tonalidades. Podendo ser de tons castanhos com estrias esverdeadas, ou verde com estrias acastanhadas. Na zona dorsal possui uma espécie de corcunda com duas pequenas manchas contornadas a negro semelhantes a ocelos, e uma linha verde na zona lateral do corpo. Na cabeça exibe duas protuberâncias alongadas semelhantes a um par de cifres e o último segmento do corpo termina em dois longos apêndices. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais Annona da família (Annonaceae), Malpighia glabra (Malpighiaceae),Mollinedia brasiliensis , Mollinedia clavigera , Mollinedia ovata , Siparuna sp., Siparuna guianensis (Monimiaceae), Nectandra purpurea , Ocotea sp., Persea americana (Lauraceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Os adultos alimentam-se de seiva das árvores, frutas podres ou excrementos de animais. Existem 8 espécies do género Archaeoprepona.
Sem comentários:
Enviar um comentário