Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de dezembro de 2023

ARCHAEOPREPONA DEMOPHON - (Linnaeus, 1758)


. Características: É uma borboleta de médio a grande porte e pertence á família Nymphalidae. As suas asas são castanho escuras ou negras, com uma faixa transversal azul iridescente no centro de cada asa e duas pequenas manchas também azuis na zona sub apical das asas anteriores. A face inferior das asas é mais discreta, de tons acastanhados com faixas e linhas mais escuras, assemelhando-se a uma folha seca. A fêmea distingue-se do macho por ser maior e possuir uma coloração um pouco mais pálida. A sua envergadura varia entre os 8 e os 10 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada nas florestas tropicais e subtropicais, onde é comum vê-la pousada nos troncos ou na folhagem da copa das árvores. Está distribuída pela América Central e América do Sul. Desde Argentina; Bolívia; Brasil; Colômbia; Costa Rica; Equador; Honduras; México; Panamá; Trinidad e Tobago.

. Período de voo: É uma espécie que possui um voo rápido e vigoroso. Voa ao longo do ano em várias gerações.














. Alimentação: A lagarta tem uma aparência enigmática e pode apresentar várias tonalidades. Podendo ser de tons castanhos com estrias esverdeadas, ou verde com estrias acastanhadas. Na zona dorsal possui uma espécie de corcunda com duas pequenas manchas contornadas a negro semelhantes a ocelos, e uma linha verde na zona lateral do corpo. Na cabeça exibe duas protuberâncias alongadas semelhantes a um par de cifres e o último segmento do corpo termina em dois longos apêndices. Alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais Annona da família (Annonaceae), Malpighia glabra (Malpighiaceae),Mollinedia brasiliensis , Mollinedia clavigera , Mollinedia ovata , Siparuna sp., Siparuna guianensis (Monimiaceae),  Nectandra purpurea , Ocotea sp., Persea americana (Lauraceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.















. Observação importante: Os adultos alimentam-se de seiva das árvores, frutas podres ou excrementos de animais. Existem 8 espécies do género Archaeoprepona.






Sem comentários:

Enviar um comentário