Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 17 de dezembro de 2023

LEPTOSIA NINA - (Fabricius, 1793)


. Características: A Leptosia nina é uma pequena borboleta que pertence á família Pieridae. A face superior das suas asas são brancas com  uma pinta preta e uma mancha negra na zona apical e sub apical das asas anteriores. A face inferior das asas são igualmente brancas com manchas em forma de estrias de cor esverdeada. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,5 cm de comprimento.



. Habitat: Habita zonas abertas como prados, clareiras em florestas, pedreiras, ferrovias e terrenos baldios, parques e jardins. Está distribuída pela Índia, Sudeste Asiático e Austrália.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações. O seu voo é fraco e errático pois o seu corpo balança para cima e para baixo enquanto bate as asas.









. Alimentação: A lagarta é verde e alimenta-se de Cleome rutidosperma da família (Cleomaceae), Capparis zeylanica (Capparáceas) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a uma folha ou caule da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.








. Observação importante: O seu vôo é fraco e errático pois o seu corpo balança para cima e para baixo enquanto bate as asas. Raramente sai do nível do solo, sobrevoando a vegetação rasteira. Existem 8 espécies do género Leptosia.






Sem comentários:

Enviar um comentário