. Características: A Leptosia nina é uma pequena borboleta que pertence á família Pieridae. A face superior das suas asas são brancas com uma pinta preta e uma mancha negra na zona apical e sub apical das asas anteriores. A face inferior das asas são igualmente brancas com manchas em forma de estrias de cor esverdeada. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita zonas abertas como prados, clareiras em florestas, pedreiras, ferrovias e terrenos baldios, parques e jardins. Está distribuída pela Índia, Sudeste Asiático e Austrália.
. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações. O seu voo é fraco e errático pois o seu corpo balança para cima e para baixo enquanto bate as asas.
. Alimentação: A lagarta é verde e alimenta-se de Cleome rutidosperma da família (Cleomaceae), Capparis zeylanica (Capparáceas) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a uma folha ou caule da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: O seu vôo é fraco e errático pois o seu corpo balança para cima e para baixo enquanto bate as asas. Raramente sai do nível do solo, sobrevoando a vegetação rasteira. Existem 8 espécies do género Leptosia.
Sem comentários:
Enviar um comentário