. Características: Vulgarmente conhecida por "Príncipe negro", esta borboleta pertence á família Nymphalidae. É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas no padrão entre macho e fêmea. Assim o macho é totalmente castanho escuro ou quase negro aveludado, com duas ou três pintas brancas minúsculas na zona apical das asas anteriores. A face inferior das asas é de tons mesclados castanhos, com manchas escuras e claras. A fêmea por sua vez possui um padrão inverso, com asas mais claras de tons mesclados castanho amarelado, e possui quatro pintas brancas na zona apical das asas anteriores. A face inferior das asas é idêntica mas mas pálida. A sua envergadura de asas varia entre os 4,5 e os 5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as florestas tropicais e florestas caducifólias húmidas, onde forma pequenas colónias localizadas. Os machos frequentam solos húmidos e margens de cursos de água para absorverem os sais minerais aí existentes. Estão mais activos em dias nublados. Está distribuída pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é verde clara na zona lateral do corpo e amarela na zona dorsal. Apresenta também uma linha verde escura de cada lado da zona dorsal e uma fileira de pequenas marcas ou pintas azuladas ao longo do dorso. Sobre a cabeça ostenta um grande par de espinhos ramificados, e o último segmento do corpo termina num curto par de finos apêndices. Alimenta-se de plantas da família Cannabaceae (Celtis philippensis, Celtis timorensis, Celtis tetrandra). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Os adultos alimentam-se do néctar de certas flores, frutos maduros ou podres, e excrementos de animais. Existem 7 espécies do género Rohana.
Sem comentários:
Enviar um comentário