Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 12 de novembro de 2023

CIDALYMA PERSPECTALIS - (Walker, 1859)


. Características: A Cydalima perspectalis é uma pequena borboleta nocturna que pertence á família Crambidae. As suas asas são brancas semi translúcidas com reflexos violáceos e as margens contornadas por uma larga margem castanha. Possui também uma pequena marca branca em forma de vírgula junto á margem costal das asas anteriores. De salientar, que por vezes pode ocorrer outra variante na cor dos indivíduos, podendo estes serem totalmente castanhos com reflexos violáceos. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: Habita principalmente em parques e jardins, onde as suas plantas hospedeiras são muitas vezes utilizadas como plantas ornamentais. Está distribuída pela Ásia Oriental, e mais recentemente pela Europa.

. Período de voo: Voa de finais de Abril a Setembro em duas ou três gerações anuais.









. Alimentação: A lagarta é verde com pintas e linhas longitudinais pretas na zona dorsal e lateral do corpo, que é coberto por curtos e finos pelos esbranquiçados.  Alimenta-se de plantas do género Buxus da família (Buxaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda suma folha da planta hospedeira, no interior da qual se se irá transformar em pupa e posteriormente em adulto.












. Observação importante: A lagarta hiberna numa folha enrolada com fios de seda. Pode ocorrer outra variante na cor dos adultos na forma castanha com reflexos violáceos, mas que não é muito frequente. Existem cerca de nove espécies do género Cydalima.

(Forma castanha)





Sem comentários:

Enviar um comentário