. Características: Vulgarmente conhecida por "the squeaking silkmoth" esta mariposa pertence á família Saturniidae. Esta espécie possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. O seu padrão de cor assemelha-se ao de uma folha seca de Outono. Os machos podem ser bastante variáveis no seu padrão de cor, podendo ir do laranja-acastanhado, ao castanho-avermelhado, ou castanho-negro. As asas anteriores são mais alongadas que as posteriores e possuem um ocelo translúcido no centro de cada asa. Já a fêmea por sua vez é mais clara, exibindo asas de tons amarelos, com uma faixa de linhas onduladas de cor acastanhada que atravessam ambas as asas. A sua envergadura varia entre os 7,5 e os 11 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.
. Habitat: Pode ser encontrada em áreas florestais nas zonas montanhosas do Extremo Oriente russo, Japão, China e Coreia.
. Período de voo: Esta espécie também é activa durante o dia. Voa entre os meses de Outubro a Dezembro numa geração.
. Alimentação: As lagartas no último instar do seu desenvolvimento são de cor verde-claro na parte superior e verde-escuro na parte inferior do corpo. Possui também dois pequenos tubérculos no segundo segmento a seguir á cabeça. As lagartas são polífagas e alimentam-se de uma grande variedade de plantas entre as quais; Acer spp, Castanea crenata, Celtis pallida, Celtis sinensis, Fagus spp, Hevea brasiliensis, Ilex verticillata, Phellodendron amurense , Platanus spp., Prunus domestica, Quercus acutissima, Quercus cerris, Quercus cuspidata, Quercus serrata, Quercus variabilis, Salix spp., e Zelkova serrata. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda de cor verde e em forma de saco, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: A lagarta emite um som semelhante a um "guincho" audível, através da ejecção de ar da sua traqueia e através dos espiráculos do seu corpo sempre que é manuseada. Existem cerca de 15 espécies do género Rhodinia.
Sem comentários:
Enviar um comentário