. Características: Vulgarmente chamada de "sheepmoth", esta borboleta pertence á família Saturniidae. As suas asas são negras decoradas com várias manchas brancas mais ou menos quadradas na parte interna das asas, sendo que nas extremidades exibe uma fileira de manchas mais ou menos triangulares. O seu corpo é de cor castanho-avermelhado e as pernas são negras. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: O seu habitat consiste em áreas desérticas, com vegetação rasteira e pequenos arbustos. Distribui-se pela região Sul dos E.U.A, principalmente a Oeste do Texas e a Sudeste do Novo México.
. Alimentação: As lagartas enquanto jovens são gregárias e alimentam-se em grupos, mas á medida que atingem a maturidade tornam-se solitárias. No último instar do seu crescimento são acinzentadas com minúsculos pontos brancos e o corpo revestido de pelos brancos e pequenos espinhos ramificados de cor negra e castanho-claros. Têm uma preferência por botões de flores e alimenta-se de várias espécies de plantas entre as quais; Mimosa lindheimeri, M. borealis, M. biuncifera - Família Fabaceae. Forestiera angustifolia - Família Oleaceae. Ephedra nevadensis aspera - Família Ephedraceae. Rhus aromatica flabelliformis, R. microphylla - Família Anacardiaceae. Mahonia trifoliata, Krameria parvamlora - Família Berberidaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda solto sobre os restos de plantas em solo arenoso, no qual irá pupar.
. Observação importante: Além de pertencer ao grupo das traças nocturnas, esta espécie voa durante o dia. Como outras espécies de Saturnídeos, esta espécie também não se alimenta no estado adulto. Isto porque o seu aparelho bucal é demasiado rudimentar para que se possa alimentar. Assim sendo, o seu tempo de vida é relativamente curto, permitindo apenas o tempo suficiente para encontrar parceiro e se reproduzir para a continuação da espécie. Os ovos costumam hibernar e só eclodem entre Fevereiro e Março. Existem cerca de 23 espécies do género Hemileuca.
Sem comentários:
Enviar um comentário