Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 23 de janeiro de 2022

CERATOMIA AMYNTOR - (Geyer, 1835)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Esfinge-do-olmo" ou "Esfinge-de-quatro-chifres", esta borboleta nocturna pertence á família Sphingidae. Como todos os membros da sua família, esta espécie também apresenta um corpo robusto e asas estreitas e compridas. O padrão das suas asas assemelha-se ao dos troncos das árvores, com tons de negro, castanho e cinzento, dando-lhe assim uma camuflagem eficaz quando está pousada. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 8,5 e os 11 cm de comprimento. 


. Habitat: Habita em áreas florestais como clareiras e orlas de floresta, geralmente perto de cursos de água. Distribui-se pelo Sudoeste dos E.U.A desde Nova Escócia a oeste de Saskatchewan e a oeste de Dakota do Norte e Colorado; do sul até o centro da Flórida, Costa do Golfo, Texas e Novo México.

. Período de voo: Na sua área de distribuição a Norte, voa de Junho a Julho, numa geração. Nas regiões mais a Sul voa até Outubro em várias gerações.











. Alimentação: As lagartas podem apresentar duas variantes na cor, podendo ser verdes ou castanhas com linhas oblíquas de cor branca. As duas formas mesmo assim, podem apresentar tonalidades diferentes, podendo ir do verde ao rosado ou com vários tons de castanho. A sua pele apresenta uma espécie de granulado de cor branca e uma pequena crista serrilhada longitudinal sobre o dorso. No segundo ou terceiro segmento do corpo logo a seguir á cabeça, exibe dois pares de pequenos tubérculos em forma de "chifres". E como todos os membros da sua família, também possui um apêndice pontiagudo em forma de aguilhão no último segmento do corpo. Alimenta-se de várias espécies de plantas, entre elas estão; Ulmus (Ulmaceae), Betula (Betulaceae), Tilia (Malvaceae), Prunus (Rocaceae). Na fase da metamorfose a lagarta desce da planta hospedeira até ao solo, para procurar um sítio para pupar. De seguida enterra-se no subsolo a vários centímetros de profundidade, onde irá se transformar em pupa. As últimas gerações mais tardias podem hibernar no estado de pupa e passar o Inverno enterradas no subsolo até á Primavera seguinte.














. Observação importante: Existem cerca de 6 espécies do género Ceratomia.




Sem comentários:

Enviar um comentário