. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas são castanho-escuras, com uma faixa de manchas brancas nas asas anteriores, enquanto que as posteriores são brancas com uma larga faixa castanha nas extremidades. A cabeça da borboleta é amarela com pintas pretas, o tórax e abdómen são brancos com marcas e faixas negras, sendo que a ponta do abdómen é amarelo. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: (áreas abertas e montanhosas ??????)
. Período de voo: Pertence ao grupo das borboletas nocturnas, mas tem hábitos diurnos, voando durante o dia, visitando as flores á procura de néctar. Voa ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é de cor laranja-vivo com estreitas faixas anelares de cor negra entre os segmentos do corpo, dos quais saem longos e finos tufos de cerdas pretas, onde se destacam dois tufos mais compridos junto á cabeça. Alimenta-se de espécies de Santalum da família Santalaceae e de plantas da família Asteraceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda onde irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Além de pertencer ao grupo das borboletas nocturnas esta espécie tem hábitos diurnos, e por isso é activa durante o dia. Existem cerca de 69 espécies do género Nyctemera.
Sem comentários:
Enviar um comentário