Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 25 de julho de 2021

GONEPTERYX MADERENSIS - (Felder, 1862)


. Características: Vulgarmente conhecida por "enxofre da Madeira" ou "borboleta-limão-da-Madeira" esta espécie de borboleta pertence á família Pieridae. Assim o macho desta espécie possui as asas anteriores de cor laranja com as extremidades amarelas, enquanto as posteriores são de cor amarelo-vivo. Possui também uma pinta de cor laranja no centro de cada asa. A fêmea distingue-se do macho por ser mais pálida e não possuir as asas anteriores de cor laranja. A sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: É uma espécie endémica da ilha da Madeira (Portugal). Habita clareiras e orlas de florestas de Louro, prados, jardins e encostas montanhosas até uma altitude entre os 500 e os 1500 metros de altitude.

. Período de voo: Voa entre os meses de Julho até Outubro, numa geração. Depois disso, o adulto hiberna no Inverno até ao início do ano seguinte.






. Alimentação: A lagarta é de cor verde e a sua pele apresenta uma textura granulada com minúsculos pontos negros espalhados pelo corpo. Apresenta também uma linha longitudinal na zona lateral do corpo, de cor esbranquiçada, que se vai desvanecendo em direcção á zona dorsal. Alimenta-se de plantas da família Rhamnaceae como a Rhamnus glandulosa. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida.











. Observação importante: É uma espécie que está em perigo de extinção na ilha, devido á perda de habitat. Hiberna no estado adulto. Existem cerca de quinze espécies do género Gonepteryx.





Sem comentários:

Enviar um comentário